O Grupo Latam vem testando o uso de drones em inspeções externas de aeronaves há cerca de três anos. A tecnologia mostrou resultados práticos na redução do tempo desse processo de 8 horas para 40 minutos. Os testes incluem drones voando de forma autônoma ao redor do avião e tirando até 2.000 fotos detalhadas de toda a fuselagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos que possam ser necessários.
Até então, os testes eram realizados na unidade de manutenção, reparo e revisão (MRO) em San Carlos, interior de São Paulo, e devem ser expandidos para o centro de manutenção, Santiago do Chile, nas próximas semanas.
“Na LATAM, vemos a tecnologia como uma oportunidade para melhorar e otimizar nossos processos de manutenção e inspeção de aeronaves, por isso estamos sempre em busca de novas ferramentas que nos permitam construir processos mais eficientes e precisos, sempre colocando a segurança de passageiros e colaboradores em primeiro lugar. em primeiro lugar”, disse Marcos Melchiori, Gerente Sênior, MRO São Carlos, LATAM Airlines Group.
Da mesma forma, o Grupo Latam está usando óculos de realidade aumentada para inspecionar e manter aeronaves em áreas remotas. Estes podem transmitir imagens em tempo real para a área de engenharia, permitindo que os técnicos atuem para tomar decisões mais rápidas e precisas, melhorando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade.
A Latam disse que a equipe pode fornecer suporte diário e auxiliar remotamente técnicos nos outros aeroportos da companhia aérea com manutenção de aeronaves mais específica e complexa, reduzindo a chance de impacto operacional.
Fonte: AEROIN / Carlos Ferreira